top of page

Por que ler e escrever fanfictions?




Depois de descobrir o que são fanfictions, onde encontrá-las, quem as escreve e como elas funcionam, é possível o surgimento de outras dúvidas como: Que fanfic ler? Qual o melhor gênero? Quanto tempo posso passar lendo fanfics? Ou, até mesmo, por que ler fanfictions?

Quando comecei a ler fanfictions, fiquei “viciada”, não conseguia passar um dia sem entrar em algum site de hospedagem de fanfic a procura de uma nova história para ler ou continuar uma que já havia começado, geralmente fazia as duas coisas.

Era óbvio que eu passava bastante tempo na internet em contato com as fanfictions e, por esse motivo, meus pais começavam a se incomodar. Como pais “normais”, eles me perguntavam: “O que você tanto faz nesse computador?” e eu, como uma boa menina sincera e educada respondia: “Lendo fanfics”. Meus pais ainda não tinham lido minha coluna ou qualquer outra coisa parecida, por isso me olhavam com uma cara estranha, se perguntando: “Que ‘diacho’ era fanfic?”.

Com toda minha sabedoria de 12 anos de idade, tentei explicar aos meus pais o que era fanfiction, mas não deu muito certo, eu não tinha a mesma maturidade argumentativa que tenho hoje, não sabia como a fanfic podia ser uma ferramenta poderosa de letramento e nem passava pela minha cabeça que acadêmicos começavam a estudar o assunto com afinco. (Nessa época acadêmicos para mim era coisa de escola de samba).

Meus pais como “bons e tradicionais” pais, não gostavam muito da ideia de eu ler fanfics e nem paravam para pensar na ideia de eu escrever fanfics, mas eu não os culpo, afinal, o primeiro pensamento que passou pela cabeça deles foi: “Ela vai dar mais atenção a isso e não vai estudar”, “É um monte de adolescentes que escrevem isso, deve haver milhões de erros de português que ela vai copiar”, “Imagina a imoralidade que deve haver nessas histórias”, “Ela poderia estar lendo um livro!”.

Estudos arbitrários feitos por mim podem afirmar que pelo menos 95% dos pais pensam assim e eles não estão errados. “Como assim, eles não estão errados? Pensava que esse texto era para incentivar as fanfics.” Calma, querido leitor! É pra incentivar sim, mas não posso fingir que as fanfics são perfeitas. Mas, elas não são perfeitas assim como a escola também não é.

A escola tem centenas de coisas erradas e de má influência e nem por isso deixamos de frequentar. Nada é perfeito, porém, devemos observar que se as qualidades superam os defeitos e se sim, podemos seguir em frente. Portanto, a fanfiction tem mais coisas boas do que coisas ruins, por isso, criei alguns tópicos que mostram como é bom ler e escrever fanfictions e porque recomendo tal prática..


1- Adquirir o hábito da leitura


Para começar a ler, não no sentido de alfabetização, mas no sentido “Vou me tornar um bom leitor e ler pelo menos 10 livros por ano” ou “Tenho que começar a ler mais para conseguir um bom rendimento no Enem.”, é necessário começar com calma, normalmente as pessoas não vão começar lendo Crime e Castigo de Dostoiévski, poderiam começar lendo algo menor, mais leve, sendo ideal assuntos de interesse do leitor, aí entra a fanfiction.

Existem fanfictions de diversos tamanhos, como fanfics de um só capítulo e fanfics de mais capítulos, só que com postagens semanais, que faz com que o leitor possa acompanhar a história com tranquilidade e adquirir o hábito de uma leitura contínua. O sistema de fanfics também permite que os leitores possam deixar comentários diretamente para os ficwriters, que podem respondê-los e isso incentiva o leitor a continuar a acompanhar a fanfiction pelos laços afetivos criados.

Além dos tamanhos de textos diversificados e dos laços afetivos, as fanfictions proporcionam um longo repertório de temas e gêneros que podem chamar atenção dos novos leitores, já que há opção de ler fanfictions que não são baseadas em livros, mas que são baseadas em filmes, jogos, novelas, entre outros produtos de arte e entretenimento.


2- Busca por novos originais


Quando o leitor está a um bom tempo, no mundo das fanfictions e desenvolve o hábito de buscar continuamente novas leituras e escritas, acarreta o esgotamento de fanfics do interesse do leitor, fazendo-o sentir-se obrigado a buscar novos originais como base. Eu, por exemplo, li toda a trilogia Jogos Vorazes e li muitas fanfics sobre Jogos Vorazes, mas chegou um momento que aquilo não era o suficiente, foi quando procurei outros livros como Divergentes e depois de lê-lo, procurei mais outros livros com a mesma temática, buscando após temáticas diferentes, mantendo o hábito de fanfiction e originais variados.

Outra coisa, que pode incentivar a busca por novos originais, é a influência do meio, no universo fanfiction, como em outros tipos de comunidades, há suas “modinhas” e os seus cânones, sendo assim alguém inserido no mundo das fanfctions se sente impulsionado a ler, assistir, acompanhar, jogar os originais mais conhecidos e/ou os que estão em alta nos sites de fanfictions.


3- Adquirir um amadurecimento de leitura.


As pessoas não podem viver se alimentando somente de leite para sempre e o mesmo acontece com leitores e escritores. Quando uma pessoa adquirir o hábito de consumir constantemente somente um estilo de literatura, se torna cansativo e maçante, assim, o leitor e o escritor procuram novos estilos e novos temas, tornando-se mais maduros e mais ecléticos.

Os livros normalmente são divididos em faixas etárias e categorias, isso acontece pois segundo nosso sistema de educação, o ideal é que o nosso consumo literário se desenvolvesse desde a infância e fosse crescendo e amadurecendo junto ao nosso crescimento cronológico. Entretanto, evidentemente isso não acontece com frequência, logo, as fanfics podem ser um meio de “consertar” isso, introduzindo novos leitores e até mesmo escritores no mundo da literatura, sem cobrar uma maturidade literária equivalente a sua idade cronológica.

Então, você que já não é mais tão novinho, não tem obrigação de começar por Machado de Assis, leia uma fanfic sobre um filme que você assistiu, e com o tempo você adquirirá gosto pela leitura e começará a procurar livros diversos.


4- Coragem de escrever.


Depois de se tornar um leitor de fanfic, o desejo de escrever e “retribuir o favor” começa a crescer no coração do leitor e futuro ficwriter. O universo fanfiction é um espaço propício à iniciação da escrita de ficção, já que é um espaço que permite a preservação da identidade do escritor, já que o usuário de sites de fanfictions podem criar avatares com apelidos, protegendo seus verdadeiros nomes.

É um lugar que não conta com um método de avaliação padrão e rígido, permitindo que o ficwriter se expresse com liberdade e sem pressões. Isso não o isenta de críticas, pois os comentários serão canais de críticas e elogios, que poderão incentivar e corrigir a escrita desse jovem, que com o tempo se tornará um escritor mais desinibido.

Contudo, nem tudo são flores no mundo das fanfictions, há muitos comentários duros e cruéis nesse meio, no entanto, eles não são a maioria e os mesmos podem ajudar no amadurecimento do escritor.

Acredito que todo fanfiqueiro deveria escrever uma fanfic e postá-la, mesmo que seja uma one shot, pois a sensação de saber que pessoas param para ler uma produção sua é muito gratificante.


5- Aperfeiçoamento da escrita.


Ninguém gosta de pagar mico, não é verdade? É muito difícil ser criticado, ter algo criado por você sendo julgado de forma ruim, por esse motivo a fanfiction pode ser uma oportunidade para o aperfeiçoamento da escrita.

É bem comum, pessoas que escrevem fanfics desenvolverem uma escrita mais consciente e preocupada com as regras de língua portuguesa. Pessoas que escrevem fanfics a muito tempo, normalmente sentem vergonha das suas primeiras fanfics, isso porque, no começo, elas não eram maduras e bem desenvolvidas, mas com a prática, com as brilhantes dicas de como escrever corretamente apresentadas pelos sites de hospedagem, o ficwriter evolui e a sua escrita também, as histórias começam a ganhar novas técnicas de narrativa, os erros de ortografia diminuem e o enredo se torna mais interessante.

Como foi falado no tópico anterior, os comentários podem ser um grande motivador para escrever fanfictions, porém, eles também influenciam a desistência, depende da forma como o ficwriter irá lidar com isso. Já recebi comentários positivos e negativos, carinhosos e cruéis, mas todos eles me motivaram a escrever mais e melhor.

Comentários positivos e grandes quantidades de visualizações em uma fanfic provoca nos ficwrites conscientes a vontade de melhorar para agradar e retribuir o carinho dos leitores. Comentários negativos e até mesmo cruéis podem causar uma baixa autoestima, porém podem ser grandes fatores para motivar o desenvolvimento da escrita, tornando-se um meio de superação. Toda essa dinâmica das fanfictions provoca o aperfeiçoamento da escrita.

Outro fator característico do universo fanfiction, que auxilia o aperfeiçoamento da escrita, são os Betas Readers, que nada mais são do que um grupo de revisores e editores voluntários de fanfictions, muitos deles são estudantes ou já profissionais da área de Letras, ou apenas pessoas que gostam e entendem bem de gramática e demais conhecimentos à boa prática da escrita. Eles podem ser acessados através dos sites de fanfictions e ajudar os ficwriters a serem cada vez melhores.


6- Surgimento de novos talentos.


Agora pense comigo! Imagine alguém que entrou no universo fanfiction, adquiriu o gosto pela leitura, começou a buscar novos livros, séries, filmes, amadureceu seu gosto em relação a esses produtos, resolveu alimentar o mundo das fanfics com suas histórias, com a prática se tornou um ficwriter melhor e chegou a um ponto onde consegue criar obras originais, como livros e roteiros, tornando-se um escritor profissional a partir do seu início, ou, pelo menos, por sua dedicação às fanfics. Acha que fui longe demais com a minha imaginação? Saiba que não fui, isso realmente vem acontecendo.

A fanfiction já foi responsável por revelar e incentivar novos talentos nacionais e mundiais como Cassandra Clare, Babi Dewet, Josiane Veiga, Kamile Girão e até E.L. James autora do bestseller 50 Tons de Cinza, que nasceu como uma fanfiction de outro bestseller, Crepúsculo da escritora Stephenie Meyer, e foi adaptado para ser um original. 50 Tons de Cinza não se mostrou o melhor exemplo de literatura de boa qualidade, porém seu sucesso é inquestionável e ele foi responsável por introduzir muitas pessoas no mundo da leitura, provando, assim, que nada é de todo mal.

Além dos novos talentos revelados como escritores, a fanfiction também torna possível que os fanfiqueiros comecem a adquirir um interesse por outras profissões ligadas a área editorial e outras áreas artísticas e intelectuais como as profissões de editor, revisor, tradutor, designer gráfico, entre outras, mas isso é assunto para outro momento.


Agora que já encontrou alguns argumentos para ler e escrever fanfictions, você está livre para navegar no mundo das fanfics em paz e divulgar esse texto para seus amigos e pais fazendo com que todos possam ficar cientes desse mundo maravilhoso!


Ah, pessoal! Agora que temos um bom argumento para ler e escrever fanfictions, o Brisa Literária tem uma proposta para vocês. Que tal escrever uma fanfiction para o site do Brisa? Sua fanfiction irá passar por uma revisão e poderá ser publicada no site, então não perca tempo e envie sua fanfiction pelo email: brisaliteraria@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page